segunda-feira, 11 de junho de 2007

A MAIS VALIA.


A MAIS VALIA Um dos mais profundos segredos para se ser bem sucedido e alcançar prosperidade é a compreensão e a utilização do Princípio da Mais Valia. Esse conceito, criado pela mente brilhante de Karl Marx, originalmente significava a exploração do homem pelo homem. Uma questão de poder, o capitalista explorando o operário, dentro do antigo esquema dos romanos: Homo lupus homini (O homem é o lobo do próprio homem.) Porém, com o avançar da tecnologia, hoje sabemos que podemos obter mais valia a partir de máquinas, equipamentos, recursos, espaços, etc... Por exemplo, aquele que tem uma folga financeira e põe seu dinheiro para render, está obtendo mais valia do dinheiro. Aquele que dispõe de um espaço e o aluga em horários que não esteja usando, está obtendo mais valia do espaço que possui. Aquele que tem um equipamento ou veículo e o aluga nos horários em que não utiliza, está obtendo mais valia de seu equipamento ou veículo. Quando você investe o seu dinheiro em poupança, já está obtendo mais valia (a poupança na atual situação econômica brasileira é um péssimo investimento, mas ainda assim é um investimento.) Conheci um restaurante no Leblon, no Rio, que alugava o mezanino, no período da tarde, para cursos alternativos (legítima mais valia). Escolas de computação que alugam o equipamento em horários vagos entre as aulas, para acesso à internet, ou para contadores fazerem balanços, estão se servindo da mais valia. Frotas de táxi que fazem rodízios entre os usuários de um mesmo veículo, estão usando a mais valia. Como costumava contar em meu programa de rádio, certa feita em visita a uma cidade de Minas Gerais, visitei uma industria de cristais, onde assisti um operário produzindo pequenos elefantinhos de Cristal. Cronometrei o trabalho dele e constatei que produzia 1 elefantinho por minuto. Perguntei-lhe quanto ganhava e ele me disse que recebia 2 salários mínimos por mês (trabalhando 6 dias por semana). Faça as contas você mesmo: multiplique 8 horas de trabalho por dia, vezes 6 dias de trabalho por semana, vezes 4 semanas por mês. Sabendo-se que ele faz 1 elefantinho por minuto, você terá a quantidade de elefantinhos que ele faz em um mês. O elefantinho era vendido, naquele tempo, por R$ 2,00 a unidade. Pelas minhas contas, os elefantinhos que esse operário preparava em um mês, produziam R$ 17.280,00 para o seu patrão. Diminua o que o patrão recebe com o trabalho desse operário e o que realmente paga a ele como salário e você terá encontrado a mais valia. Entendeu agora? Compreende agora que a pior coisa que você pode fazer a si mesmo, é aceitar trabalhar como empregado para alguém? Quando perguntado a respeito de um bom conselho para se ter prosperidade, Jean Paul Getty, o homem mais rico do mundo em seu tempo, declarou:
"Prefiro ganhar um por cento dos resultados dos esforços de cem pessoas, do que ganhar cem por cento dos resultados dos meus próprios esforços."
Se você conseguir entender e aplicar, totalmente, este princípio, não precisa continuar a ler, seu sucesso financeiro, sua prosperidade, será tão prodigiosa, tão formidável, que espantará as pessoas ao seu redor.

Nenhum comentário: