segunda-feira, 11 de junho de 2007

A ESTRATÉGIA DO FRANGO.


A ESTRATÉGIA DO FRANGO(Texto escrito em abril de 2002)
Um de meus amigos, Roberto Jardón, de origem argentina, mágico brilhante, expoente da arte da Cartomagia, contou-me uma história muito interessante que ocorreu com seu irmão e que passa uma das estratégias de marketing mais úteis para quem deseja iniciar-se nos negócios com pouco ou nenhum capital: Um amigo de seu irmão comentou que precisava comprar 30 frangos. "- Para que você precisa comprar tanto frango?" "- É que minha mulher inventou um temperinho especial e vou botar um anúncio para vender uns frangos." "- Não compre frango nenhum; bote o anúncio primeiro, aguarde os telefonemas e depois você compra os frangos." "- Mas e se alguém ligar querendo comprar, como é que eu faço?" "- Diga que os frangos acabaram e bote outro anúncio na próxima semana. Se ligarem 30 pessoas você compra trinta frangos; se ligarem 5 pessoas, você compra só 5 frangos; se ligarem 100 pessoas, você compra 100 frangos." Esse recurso que costumo chamar de A ESTRATÉGIA DO FRANGO é brilhante e certamente gerará grande economia para quem o aplicar. Já havia feito uso dele inúmeras vezes, antes mesmo de vê-lo formulado dessa forma, mas, com a formulação ficou muito mais fácil de enxergar outros usos e aplicações. Cito alguns exemplos: Primeiro: Há uns vinte anos, resolvi publicar um de meus livros por minha própria conta (pagando sua impressão e distribuição), escrevi o livro, entreguei-o à gráfica que prometeu aprontá-lo em 30 dias, coloquei anúncios nos jornais e estava contando com o dinheiro das encomendas para pagar a edição do livro. A experiência foi um fracasso total, não ganhei sequer para pagar a gráfica, minha sorte é que, usando uma estratégia de negociação, consegui vender os direitos autorais desse livro para uma editora do Rio de Janeiro e com o que recebi, consegui pagar a impressão já encomendada. Se tivesse conhecimento da ESTRATÉGIA DO FRANGO, teria deixado para encomendar a impressão, após a chegada dos pedidos. Segundo: Já escolado pela experiência anterior, anos depois, resolvi lançar o segundo nível de estudos de um de meus cursos por correspondência. Antes de imprimi-lo enviei mala direta para todos os ex-alunos do curso informando que estava no prelo e que estava aceitando encomendas antecipadas. Nessa ocasião tirei alguns dias de férias em Poços de Caldas e quando passeava pela cidade, várias vezes por dia, entrava na agência do Banco Itaú e puxava meu saldo. Que satisfação, ver o saldo crescer a cada meia horinha, sem nenhum esforço de minha parte. Quando voltei de viagem, com um gordo capital em minha mãos, entreguei os originais na gráfica, e embolsei o lucro. Se conhecesse a ESTRATÉGIA DO FRANGO, no início de minha carreira como empresário, certamente teria poupado muito dinheiro e muito esforço e teria tido lucros muito mais alentados.

2 comentários:

Criticator disse...

Brilhante a matéria, jamais tinha pensado a respeito, agradeço ao autor por compartilhar de sua experiência pessoal e profissional com os felizardos leitores, a estratégia do frango a partir de hoje faz parte de todos os "planejamentos que virei a planejar".

Marco Natali disse...

Obrigado burn, e que fique registrado que o seu, foi o primeiro comentário deste Blog.
E quanto ao planejamento, minha frase favorita a respeito é: Aquele que falha em planejar, planeja falhar!
Bons negócios e sucesso em seus empreendimentos.