A ALDEIA GLOBAL
Há 300 anos, você só conseguiria ser rico se fosse rei ou nobre.O poder era gerado pelo nascimento e pelo nome da família.Se você se chamasse Silva, Smith ou Gomez, não tinha nenhuma chance.
Há 200 anos, você só seria considerado rico se possuísse terras.
Daí o nome “burguês” aquele que possuía um “burgo”, ou casa de aluguel.
Há 150 anos, o poder estava nas mãos de quem detinha os meios de produção – as máquinas. A Revolução Industrial gerou empregos, isso fez o habitante do campo emigrar para as cidades e acabou com muitos artesãos (pequenos empresários).
Hoje em dia, o poder está nas mãos de quem detêm a informação.
Considere essas quatro etapas:
1 – Realeza
2 – Terras
3 – Máquinas
4 – Informação
Nunca foi tão fácil ser rico como agora, pois a informação está ao alcance de todos, através da Internet. Hoje você não precisa ser bem nascido, você não precisa possuir terras, ter máquinas. Só não pode ser burro, pois é a informação que pode torna-lo rico.
Os computadores eliminaram centenas de empregos, a internet acabou com milhares, mas nunca houve tanta gente rica como hoje.
Os empregos estão desaparecendo rapidamente e praticamente vão sumir em pouco tempo, em parte isso se deve ao fato da Internet ter transformado o mundo em uma aldeia global (globalização).
Há 200 anos os brasileiros eram empresários, ou seja, viviam do próprio negócio. Havia o sapateiro, o padeiro, o artesão que fabricava mesas e cadeiras e por aí vai. Quando os meios de produção caíram na mão dos industriais, as máquinas acabaram com os artesões e o poder econômico ficou na mão de uns poucos. Os pequenos empresários, (os artesãos) para poderem sobreviver, tiveram que aceitar salários aviltantes e trabalhar como empregados.
Só que, aqueles fatores que mencionei no artigo anterior:
1 – Computador
2 – Internet
Geraram um terceiro fator:
3 – Globalização
E o que é a Globalização?
A Globalização consiste em termos empresariais na ampliação do mercado de consumo visto que os meios de comunicação e transporte permitiram contatos rápidos com pessoas de terras distantes.
Mas, em termos de empregabilidade, fez com que o trabalhados de um determinado país, tivesse que competir com pessoas que trabalham do outro lado do mundo.
E o que significa competir com pessoas do outro lado do mundo?
Antes da Globalização um artesão competia apenas com seus patriotas, agora ele compete com artesãos da China, da África, da Europa, da Austrália, etc...
E em que isso altera os empregos?
Acontece que os operários da China por exemplo trabalham por menos de R$ 200,00 por mês.Portanto os produtos que eles produzem são mais baratos.
E que conseqüência isso traz para o Brasil?
Desemprego!
Só que agora, na era da informação, você não precisa mais ser empregado, você tem a escolha de mandar no seu próprio nariz e voltar a ser empresário, como os seus avós.
sexta-feira, 20 de julho de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário